mensageria

Ilustração: Cecília Marins

Com o início da campanha eleitoral brasileira, é esperada a difusão de notícias falsas através de redes sociais e aplicativos de mensageria, como WhatsApp e Telegram. Para proteger o eleitor, acaba de ser lançado no Brasil o Message Checker (Android), aplicativo gratuito que sinaliza automaticamente se uma mensagem recebida pelo usuário contém fake news. 

O Message Checker pode fazer a verificação em todas as mensagens recebidas no WhatsApp, Messenger, Telegram, Instagram, Signal, Skype e outros aplicativos. A verificação é feita rapidamente, assim que a mensagem chega, comparando seu texto àqueles de notícias falsas já identificadas por agências de checagem de fatos integrantes da International Fact-Checking Network, entidade da qual fazem parte agências brasileiras, como Aos Fatos e Lupa. Quando encontrada uma notícia falsa, o app sinaliza com um alerta e oferece um link para a agência de checagem de fatos com o respectivo desmentido.

“Acreditamos que é uma grande inovação. Alguns checadores de fatos tentaram lançar serviços via WhatsApp, mas neles o usuário precisa tomar a iniciativa de mandar a informação para verificação”, compara Marcos Gomes, country manager da Gogolook, desenvolvedora do Message Checker, lembrando que no seu aplicativo a verificação é automática.

Por enquanto a checagem é feita sobre o texto, mas a Gogolook está testando também a verificação de fake news em imagens em Taiwan, onde a empresa está sediada. Um outro passo no futuro seria também analisar vídeos recebidos.

Outras funcionalidades

O Message Checker também sinaliza a presença de links maliciosos nas mensagens recebidas, com base em bancos de dados internacionais atualizados recorrentemente. 

Outra funcionalidade é a possibilidade de “espiar” mensagens, de forma que elas não constem como lidas no seu aplicativo original.

Projeção e modelo de negócios

O Brasil foi o primeiro mercado escolhido pela Gogolook para lançar o Message Checker, em razão dos altos índices de fraudes digitais e da proliferação de fake news. A expectativa da empresa é de alcançar 1 milhão de usuários do app no País dentro de seis meses. Paralelamente, a Gogolook trabalha no desenvolvimento de versões em inglês e em espanhol do Message Checker.

O modelo de negócios para a monetização do Message Checker ainda não foi definido. Mas é provável que venha a ser o mesmo de outro app de sucesso da desenvolvedora, o Whoscall (Android, iOS), que bloqueia chamadas de spam e scam. O Whoscall explora a exibição de publicidade em sua versão gratuita e oferece também uma versão premium paga sem anúncios. O Whoscall conta com milhões de usuários ao redor do mundo.

“Pretendemos monetizar o Message Checker no futuro, mas não definimos como. Primeiro vamos testar se o produto tem aderência no mercado, se consegue fazer um volume de usuários que justifique sua manutenção e investimento. Enquanto isso, vamos colocando novas funcionalidades, incrementando o app etc”, explica Gomes, em conversa com Mobile Time.