O Itaú (Android, iOS) liberou para toda a sua base de usuários a opção de fazer transferências via Pix pelo WhatsApp (Android, iOS) a partir desta segunda-feira, 25. Agora, os correntistas do banco podem fazer pelo app da Meta transferências em áudio, texto ou QR Code, assim como em mensagens encaminhadas.
A solução começou a ser testada em novembro de 2024 com 5 mil clientes e as operações são de ponta a ponta, ou seja, de pessoa para pessoa ou pessoa para empresa.
O Itaú restringe o Pix via WhatsApp a um limite diário de R$ 200. Em transações acima desse montante, o cliente é direcionado para o aplicativo do banco. O arcabouço para os pagamentos via Pix no app de mensageria é o Inteligência Itaú, a IA generativa do banco para o grande público.
“O que eu falo sempre é que ter uma boa tecnologia de inteligência artificial não é condição suficiente, é condição necessária. Para nós, o que vale realmente é ter todo esse know-how tecnológico, ter todo esse conhecimento e expertise nos produtos e soluções de investimento, algo que sempre foi muito relevante para o banco”, disse Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú, na apresentação do relatório do segundo trimestre de 2025.
Segundo os dados divulgados pelo banco no final do último trimestre, a sua operação como um todo contabiliza 500 casos internos com inteligência artificial – incluindo copiloto para atendimento e resumo de contrato, por exemplo. O Itaú também testa o especialista de investimentos com IA com 10 mil clientes.
Itaú no WhatsApp
Para fazer um Pix no WhatsApp:
Vale lembrar que esta não é a única iniciativa recente da companhia com o WhatsApp. Em fevereiro deste ano, uma solução de segurança passou a enviar mensagens aos usuários do banco, em caso de transações fora do padrão do consumidor. E, desde 2022, o Itaú possui um alerta pelo WhatsApp de compras suspeitas com cartão de crédito, criado em 2022.
Imagem principal: Como em novembro de 2024, as telas do passo a passo a transação de Pix no WhatsApp (divulgação/Itaú)