O relatório Desbloqueando o potencial do metaverso, da Visa, lançado nesta segunda-feira, 25, aponta três principais oportunidades que deverão acelerar a adoção do metaverso: jogos eletrônicos e entretenimento; comércio e varejo; e educação. A proposta do estudo é que ele sirva de base para que os stakeholders definam o futuro do metaverso.

Jogos eletrônicos e entretenimento

O principal motivo para as pessoas acessarem o metaverso são os jogos eletrônicos e o entretenimento como um todo. Shows, museus virtuais, jogos, eventos esportivos no meio virtual estão, para o estudo da Visa, redefinindo o entretenimento tal como conhecemos.

Há também os jogos para se ganhar dinheiro a partir das habilidades dos jogadores. Por conta da tecnologia blockchain e das criptomoedas, esse tipo de jogo vem permitindo que pessoas possam ter ativos digitais e participem de economias virtuais.

Educação

O metaverso poderá proporcionar uma experiência de aprendizado diferente no mundo virtual, permitindo a exploração de figuras históricas e antigas civilizações em sala de aula e fazer projetos colaborativos com pessoas em outros países.

Comércio e varejo

Lojas em metaverso poderão transformar uma compra virtual em uma experiência imersiva, reproduzindo um ambiente de uma loja no virtual, por exemplo. A realidade virtual já é usada em provadores de roupas, permitindo que clientes explorem de formas diferentes a compra.

As tecnologias

Entre as tecnologias que deverão moldar o metaverso, estão: a integração de Web3, computação espacial, realidade virtual/realidade aumentada e IA generativa.