O Facebook registrou um aumento de 17% em seu lucro no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020, alcançando US$ 9,1 bilhões. O total de gastos da companhia subiu de US$ 13 bilhões para US$ 18 bilhões, alta de 38%. O lucro operacional subiu 30% no terceiro trimestre de 2021, de US$ 8 bilhões para US$ 10 bilhões.

A receita da empresa cresceu 35%, de US$ 21 bilhões para US$ 29 bilhões. Nota-se que a receita cresceu inclusive na parte de publicidade (33%), de US$ 21 bilhões para US$ 28 bilhões.

Operação

Em nota publicada nesta segunda-feira, 25, o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, atribui o resultado ao “crescimento da comunidade” que utiliza as aplicações de sua empresa. Em usuários ativos diários (DAUs) e mensais (MAUs), o Facebook cresceu 6%, em cada. No final de setembro, a firma de Zuckerberg tinha 1,93 bilhão de DAUs e 2,91 bilhões de MAUs no mundo.

Novo formato

A partir do resultado quarto trimestre de 2021, o Facebook informa a sua receita em duas etapas:

  • Family of Apps (FoA) que inclui os resultados dos aplicativos como Facebook, Instagram e WhatsApp;
  • Facebook Reality of Labs (FRL) que trará os resultados com realidade aumentada, realidade virtual e ganhos com aplicações de hardware, software e conteúdo – aqui entra o metaverso.

De acordo com o CFO do Facebook, David Wehner, o investimento no FRL é uma visão de longo prazo e deve provocar uma redução do lucro operacional em aproximadamente US$ 10 bilhões em 2021.

Durante conferência sobre os resultados do terceiro trimestre de 2021 da empresa, Mark Zuckerberg também abordou temas como Apple, macroeconomia, metaverso, falta de regulação e os vazamentos envolvendo a denunciante Frances Haugen.