A presidente da Feninfra (Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática), Vivien Mello Suruagy, se reuniu com o grupo de transição da área de Comunicações do governo de Lula. Na reunião desta sexta-feira, 25, a presidente apresentou os principais pleitos do seu setor.

Representando o novo governo que toma posse a partir de 1º de janeiro, estavam presentes o ex-ministro Paulo Bernardo, o ex-deputado federal e ex-presidente da Telebrás, Jorge Bittar, e César Alvarez, ex-secretário-executivo do Ministério das Comunicações. Entre os temas debatidos com três dos representantes do GT – estava o 5G. Segundo Suruagy, a rede de quinta geração móvel está gerando novos investimentos no setor, empregando mão de obra direta e indiretamente e que o novo governo deve continuar investindo na tecnologia.

Outros temas tratados foram: a assimetria regulatória entre empresas de telecomunicações (como canais de TV e operadoras de telefonia) e as “big techs”; a precarização dos serviços do setor; a continuidade da desoneração da folha de pagamento dos salários; o roubo e furto de cabos e equipamentos de telefonia; o compartilhamento de postes de energia, além de iniciativas de inclusão digital.