Assim como acontece em todas as grandes feiras de tecnologias no mundo, o Mobile World Congress, em Barcelona, é um espaço no qual as empresas apresentam o que há de novo em soluções móveis, como dispositivos para 5G, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e lançamentos de smartphones. A edição 2018 segue essa tradição. O destaque do primeiro dia ficou para a Samsung, que abriu o evento com os aguardados handsets S9 e S9+. No entanto, não foi a única. Outras companhias apresentaram seus equipamentos ao grande público nesta semana. Confira abaixo uma seleção de novidades escolhida por Mobile Time:

Lenovo – Em B2B, a companhia chinesa apresentou uma estação base para quinta geração da Internet Móvel, 5G, em parceria com a China Mobile, e um servidor para virtualização das funções de rede (NFV) baseado na série SR650/SR630 de servidores e switchers ThinkSystem. E para o consumidor final, a proprietária da marca Motorola apresentou o módulo de saúde Health Mod para acoplar nos smartphones Moto Z. No fim, mostrou uma propaganda nas redes sociais afirmando que “o melhor nem sempre custa caro”, uma alusão ao lançamento do seu próximo smartphone o Moto G6, ainda sem data.

LG – A companhia sul-coreana aproveitou a abertura da feira para apresentar seis handsets: LG V30S, V30S+, K8, K10, K10+ e K10?. Os flagships V30S e V30S+ são uma variação do V30; eles se destacam por terem integrado a assistente digital ThinQ, da LG, como reconhecimento de voz (para abrir apps) e reconhecimento de imagem (para automatizar e melhorar a captura de fotos). Por sua vez, a série de produtos K tenta chegar aos consumidores que buscam smartphones da gama média de preço. Os novos K10 ganham as câmeras do LG G6 de 13 MP na traseira e 8 MP frontal, além de uma estrutura de metal. Já o K8 terá tecnologia HDR para melhorar a qualidade de fotos em ambientes com baixa luminosidade. LG V30 e V30S não têm previsão de data lançamento, localidades ou valores. A série K também não possui valores ou dia de chegada, mas seu lançamento está confirmado para América Latina, Ásia, Europa e Oriente Médio.

Mediatek – A desenvolvedora de chipsets trouxe duas novidades à feira. A primeira é o novo processador de 12 nanômetros para dispositivos móveis Helio P60. Combinando quatro processadores ARM Cortex 73 e quatro processadores ARM Cortex 53 de 2.0 GHz cada, o equipamento é o primeiro da fabricante com uma unidade de processamento de inteligência artificial multi-core e com a tecnologia NeuroPilot, que permite fluidez para criar e comercializar aplicações com inteligência artificial. A outra novidade da companhia taiwanesa é uma parceria com a China Mobile para lançar chips e equipamentos com 5G ainda em 2018 para testes de campo. A ideia é que, no início de 2019 já sejam feitos os primeiros lançamentos pré-comerciais de soluções com 5G e, em 2020, o roll-out comercial das soluções para a quinta geração da Internet móvel.

Nokia (HMD) – A Nokia continua apostando em duas frentes: nostalgia e tecnologia. A companhia apresentou dois smartphones de seu portfólio com sistema operacional Android One, Nokia 6 e Nokia 7 Plus; o handset Nokia 1 com Android Oreo; o Nokia 8 Sirocco, seu novo flagship com câmera dupla traseira de 13 MP, da ZEISS, além de uma nova versão do feature phone Nokia 8110, agora com 4G e com os apps como Google Assistant, Google Search, Google Maps, Facebook e Twitter. O Nokia 8110 tem preço avaliado em 89 euros e deve chegar em maio. O Nokia 1 chega abril por 85 euros. Nokia 6 será lançado em maio por 279 euros. Já o Nokia 7 Plus começará a ser vendido em abril por 399 euros. E, por fim, o flagship Nokia 8 Sirocco custará 799 euros e suas vendas começam em meados de abril. A proposta da fabricante é que os lançamentos dos cinco novos telefones sejam para o mundo todo.

Sony – A japonesa Sony trouxe a parte mais robusta de seu portfólio para Barcelona, os novos smartphones Xperia XZ2 e XZ2 Compact. Ambos com Android Oreo (8.0), eles se destacam por voltar às origens da companhia, com um design mais redondo na tela e na traseira. E, assim como outros modelos da companhia, a Sony tenta reproduzir o melhor do áudio e vídeo. Mas, a principal inovação dos handsets é a sua câmera traseira de 19 MP, a primeira com capacidade de gravação em 4K. Outra novidade da Sony é um fone de ouvido sem fio, o Xperia Ear Duo, que traz a capacidade de ouvir música e o ambiente ao mesmo tempo. Ele funciona tanto em Android e como em dispositivos iOS e deve chegar às lojas no final do primeiro trimestre. Os smartphones chegam ao mercado global em março. Os valores dos celulares e do headset não foram revelados.

TCL – Os lançamentos da Alcatel, que tradicionalmente são feitos em Las Vegas na CES, este ano foram realizados em Barcelona. A companhia chinesa trouxe modelos de três séries (5, 3 e 1) para a feira. O carro-chefe é o Alcatel 5 com tela de 5,7 polegadas, câmera de 13 MP traseira e leitor biométrico. Na série 3, a Alcatel traz o 3V com tela de 6 polegadas e resolução 2K, 3X com display de 5,7 polegadas e o 3 com tela IPS de 5,5 polegadas. Por fim, o Alcatel 1X, com proporção de tela 18:9, e, em algumas versões, terá leitor biométrico e reconhecimento de face, o Face Key. Importante frisar que o Face Key também está nos outros smartphones lançados. O Alcatel 5 já está disponível no mercado com sugestão de preço de 229,99 euros. Assim como o Alcatel 3 e 3V, com valores equivalentes a 149,99 euros e 189,99 euros. Alcatel 1X chega aos mercados em abril por 99 euros na versão Single SIM (um chip de operadora) e 109,99 euros para Dual SIM (dois chips). Já o Alcatel 3X ainda não tem data definida de lançamento, mas deve chegar nos próximos meses por 179,99 euros.

Western Digital – Marca conhecida por tecnologias de armazenamento de arquivos, como HDs internos e externos, a Western Digital lançou uma solução de armazenamento para dispositivos móveis e outros dois produtos para IoT na feira de mobilidade. Para handsets, a WD apresentou o cartão microSDXC Sandisk Extreme UHS-I de 400 GB, capaz de transferir arquivos a 160 MB por segundo (velocidade de leitura). Já para Internet das Coisas, as soluções apresentadas foram os SSDs NVMe Western Digital PC SN720 e PC SN520. A ideia da companhia é que esses equipamentos possam ser utilizados em dispositivos de IoT, sistemas de monitoramento embarcados, além de PCs leves. Em testes nos clientes, o SN 720 possui capacidade de 56GB, 512GB, 1TB e 2TB e o SN520 tem opções em 128GB, 256GB e 512GB.

ZTE – De olho em mercados como México, Espanha, Rússia, Alemanha e China, a fabricante de smartphones ZTE trouxe os produtos ZTE Blade 9 e o Blade 9 Vita à MWC. Com tela de 5,7 polegadas e proporção de tela 18:9, os handsets se destacam por terem leitor biométrico, duas câmeras traseiras de 16 MP e 5 MP, Android Oreo (8.0) e capacidade de receber ligações em VoLTE (voz sobre LTE). Ainda sem data de lançamento, o ZTE Blade 9 custará 269 euros e vem com 4 GB de RAM e 64 GB de espaço, enquanto o Blade 9 Vita virá por 179 euros com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento.