Samsung e Apple estão encontrando problemas em suas produções de smartphones na Ásia devido ao avanço do novo coronavírus (Covid-19). No último sábado, 22, o primeiro caso da doença em uma fábrica de smartphones da Samsung foi confirmado, informou a Reuters.

Localizado na cidade de Gumi, leste da Coreia do Sul, o complexo industrial teve suas atividades suspensas até o dia 24 de fevereiro. Por sua vez, a área na fábrica onde o funcionário infectado trabalha ficou fechada até a manhã do dia 25.

Importante considerar que a cidade de Gumi é próxima de Daegu, epicentro dos casos de coronavírus na Coreia do Sul. De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde divulgado na última terça-feira, 25, o número de casos confirmados de sul-coreanos com a doença chega a 977 pessoas, o maior fora da China.

Apple

Em relação à Apple, analistas de mercado e ex-funcionários escutados pela agência de notícias consideram que, caso os engenheiros da Apple não forem à China ao encontro de seus pares da Foxconn para os testes, o lançamento da próxima geração de iPhones pode sofrer atrasos. Vale dizer que, normalmente, o início do ano é o momento para se fazer os últimos ajustes na linha de montagem antes da produção dos novos celulares.

O CEO da Apple, Tim Cook, disse, no final de janeiro, que apenas viagens essenciais de negócios estavam liberadas ao território chinês. Contudo, os executivos podem ter dificuldades para chegar até a região da China continental. A United Airlines, uma das principais fornecedoras da Apple para viagens à China, não voará para a China até meados de abril.