A Uber (AndroidiOS) vai ampliar a ferramenta Uber Adolescentes para todo o Brasil a partir da próxima terça-feira, 27. O recurso estava em fase de teste desde outubro do ano passado e, com ele, os pais ou responsáveis podem convidar adolescentes – de 12 a 17 anos – sob sua responsabilidade a criar uma conta no aplicativo para conseguirem fazer pedidos de viagens para eles mesmos – sempre com supervisão.

Além do Canadá e Estados Unidos que já lançaram o serviço, 13 cidades brasileiras estavam com o piloto: Belo Horizonte/MG, Campo Grande/MS, Goiânia/GO, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Santos/SP, Vitória/ES, Campinas/SP, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Sorocaba/SP e São José dos Campos/SP.

Uber expande opção de viagem para adolescentes para todo o Brasil. Imagem: Uber/divulgação.

Configuração da conta Uber Adolescentes

Para configurar a conta na modalidade, o responsável deve convidar o menor de idade por meio do perfil familiar, que, por sua vez, deve baixar o app pelo link enviado, criar uma nova conta de adolescente e fazer todo o processo de conteúdo educativo de segurança. Dessa forma, a conta fica vinculada ao adulto.

Ao solicitar uma viagem, seus responsáveis recebem o pedido e podem acompanhar em tempo real todo o trajeto, do embarque ao desembarque. Eles também podem ligar para o motorista, caso seja necessário. Vale dizer que a conta Uber Adolescentes possui todos os recursos de segurança, como confirmação da viagem por código, gravação de vídeo da corrida – que o adolescente precisa consentir antes que se torne padrão para todas as suas viagens no app – e a opção de gravação de áudio de todas as viagens.