A crise do novo coronavírus tem impulsionado o consumo de Wi-Fi na rede pública de Cariacica, cidade da região metropolitana de Vitória/ES. De acordo com dados compartilhados pelo subsecretário de TI do município, Michel Silva, a rede teve 32 milhões de acessos no mês de março, um crescimento de 300% em comparação com o mesmo período um ano antes.

Silva explica que, embora os funcionários da prefeitura estejam em regime de home office, o aumento do consumo de rede wireless foi puxado pelos acessos de visitantes em 34 unidades de saúde e farmácias municipais, além dos 15 órgãos de assistência social municipal. “É importante salientar que esse recurso permite que os pacientes possam se comunicar com suas famílias, passando informações do quadro de saúde”, completou o subsecretário.

Atualmente, o Wi-Fi Público de Cariacica tem fibra ótica e está aberto para uso em 180 locais como: Palácio Municipal; áreas administrativas das secretarias municipais; bibliotecas e centro cultural; almoxarifados e arquivo geral; postos da guarda municipal; praças e avenidas movimentadas; escolas de ensino fundamental; unidades de saúde; farmácias municipais; banco de alimentos; conselhos tutelares; e centros de assistência social.

A rede foi construída com a parceria da Aruba e possui 420 access points nos modelos 225 e 325 da Aruba. A gestão de rede é feita no sistema Aruba AirWave. Por mês, Silva explica que as conexões geram um consumo mensal de 420 GB. Em média, 7 mil usuários acessam a rede diariamente (DAUs), 210 mil mensalmente (MAUs) com consumo por sessão de usuário de 2 MB. Além disso, o município tem 7 mil usuários de sua rede corporativa que estão nas repartições públicas.

Em termos financeiros, o subsecretário de TI afirmou que foram investidos entre R$ 8 milhões e R$ 9 milhões com a rede, ao longo de seis anos.

Para os próximos passos, a prefeitura de Cariacica estuda projetos de Internet das Coisas (IoT), aplicação de Internet em veículos municipais, além de manter o projeto de expansão de hotspots para outros locais públicas da cidade.