A Oi informa que em sua oferta de RBM (RCS Business Messaging) vai trabalhar com um mix de cobrança por mensagem e por conversa. Os preços, contudo, ainda não foram divulgados. A operadora anunciou o lançamento na última sexta-feira, 26. A primeira campanha de RBM será com uma grande marca de serviços, informa a Oi, cujo nome, contudo, ainda não pode ser revelado. A Oi é a primeira operadora a adotar o RBM no Brasil.

Na semana passada, a mexicana Telcel foi a primeira da América Latina a divulgar os seus preços para RBM. Ela também vai trabalhar com um modelo híbrido, cobrando por mensagem ou por conversa. Na cobrança por mensagem, o preço será o mesmo de um SMS avulso no mercado corporativo no pacote de 1 milhão e 5 milhões de mensagens: US$ 0,016. Enquanto o preço cai de acordo com o volume de SMS, no RBM a Telcel manterá o preço por mensagem independentemente da quantidade. O preço por conversa, por sua vez, custará o dobro de uma mensagem: US$ 0,032. Neste caso, o preço vale por cada sessão de até 24 horas iniciada pela marca.

Especialistas acreditam que nos demais mercados latino-americanos o preço por conversa vai girar entre duas e três vezes o preço de uma mensagem avulsa no RBM.