O próximo óculos de realidade virtual (VR) da Oculus, o Oculus Quest, foi apresentado nesta quarta-feira, 26. O equipamento é considerado o primeiro all-in-one (tudo-em-um, na tradução livre em português) de VR da companhia que foi comprada pelo Facebook, em 2014, por US$ 2 bilhões.

No Quest, não há necessidade de conexão a um PC ou smartphone. Além disso, ele não possui fios, mas som interno espacial em 360 graus, quatro sensores de movimento e vibração nos controles. Com qualidade de vídeo de 1.600 x 1.400 pixels por olho, o consumidor terá acesso a 50 jogos e outros conteúdos em seu lançamento, como a série Vader Immortal, da saga Star Wars.

A solução será lançada no primeiro semestre de 2019 nos Estados Unidos. Seu preço inicial será de US$ 399 na versão de 64 GB. Com o produto, a Oculus, empresa controlada pelo Facebook, declarou que concretizou a entrega da primeira geração do VR. Neste portfólio, estão o Oculus Go mais simples, porém sem fio; o Gear VR com smartphones; o Oculus Rift com conexão via PC; e o Oculus Quest com mais capacidade de processamento de vídeo e sem fio.