As operadoras brasileiras estão sendo apresentadas a mais uma novidade do mercado de SIMcards: o chip de triplo corte. Trata-se de um modelo que pode ser destacado em três tamanhos diferentes: 2FF, 3FF e 4FF, popularmente conhecidos como mini, micro e nanoSIMcard, respectivamente. Trata-se de uma evolução do chip de duplo corte, que atendia apenas aos dois primeiros formatos. O chip de triplo corte foi exibido na semana passada durante a Cartes, feira de cartões inteligentes realizada em Paris. Pelo menos uma operadora brasileira já encomendou um primeiro lote de teste para o primeiro semestre de 2014, equivalente a 1% do total de SIMcards solicitados para o período pela empresa.

Para as teles, a vantagem de se adotar o chip de triplo corte é economizar em logística. Hoje elas precisam administrar a distribuição e os estoques em sua rede de lojas dos três formatos tradicionais de SIMcards. O 2FF é típico de feature phones. O 3FF virou o padrão dos modelos mais recentes de smartphones Android e Windows Phone. E o 4FF por enquanto é adotado apenas nos iPhones 5, 5S e 5C. O modelo de triplo corte custa um pouco mais caro que os demais, mas isso seria compensado pela economia em logística.

Cabe ressaltar que o SIMcard de triplo corte não é replugável. Ou seja: uma vez destacado para 3FF ou 4FF, não é possível voltar atrás para um formato maior. Como hoje em dia o movimento mais comum entre os consumidores é migrar para SIMcards menores, o modelo de triplo corte pode acompanhar seu dono na troca de um feature phone para um smartphone, ou de um smartphone para um novo iPhone.

Replugável

Enquanto o SIMcard de triplo corte ainda passará por testes entre as operadoras, o chamado SIMcard replugável vai ser padrão de mercado no Brasil em 2014. "Haverá uma adoção em massa por parte das teles a partir do primeiro trimestre do ano que vem", garante uma fonte. "As operadoras da Argentina e do Chile estão começando a pedir também", complementa. No SIMcard replugável o usuário pode trocar entre os formatos 2FF e 3FF quantas vezes quiser.