A Keeta (Android, iOS) anunciou sua entrada em São Paulo e outras oito cidades paulistas nesta quarta-feira, 26. Neste começo na região metropolitana, a companhia da Meituan investirá R$ 1 bilhão dos R$ 5,6 bilhões que destinou ao Brasil para os próximos cinco anos. Este montante para a capital paulista e região será destinado aos custos do lançamento, tecnologia e operacionalização do seu serviço de delivery localmente.
A Keeta (uma variação de cheetah) confirmou que a plataforma começa a funcionar na próxima segunda-feira, 1, nas seguintes cidades:
- Guarulhos;
- São Bernardo do Campo;
- Santo André;
- Osasco;
- Diadema;
- Itaquaquecetuba;
- Barueri;
- São Caetano do Sul;
- São Paulo.
Inicialmente, o serviço terá 27 mil restaurantes e 98,2 mil entregadores. A companhia tem a proposta de oferecer aos consumidores 90% das entregas rastreáveis, 90% dos restaurantes com entrega grátis e R$ 200 em cupons de boas-vindas, além de cupons até R$ 50 em caso de atrasos.
Tecnologia

Executivos da Keeta da esq. para dir.: Carolina Mattos, diretor de comunicação; Tony Qiu, presidente; Danilo Monsano, VP de parcerias (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)
O presidente de operações internacionais da Keeta, Tony Qiu, confirmou que o lançamento em São Paulo também terá os testes da função ‘compra intermediada’, ou seja, um modo para o consumidor fazer compras em um comércio que não está na base da plataforma.
A ideia é que o cliente peça no app, e um assistente (humano) entra em contato com o restaurante para fazer o pedido. Depois, um entregador do serviço retira o pacote e leva ao cliente. Qiu afirmou que o Brasil é o primeiro país fora da China a testar esta solução, sendo que no território chinês o serviço é usado para entregas de outros produtos, como iPhones no dia do lançamento.
A companhia também traz 350 capacetes inteligentes para entregadores em sua operação em São Paulo. Esse equipamento tem tecnologia proprietária e funciona ao ser emparelhado com o celular do profissional via Bluetooth para captar os movimentos do entregador em caso de acidente, assim como receber chamadas telefônicas. Os capacetes serão doados aos melhores entregadores da plataforma.
No futuro, a empresa deve trazer uma versão do capacete para motociclistas.
Imagem principal: Capacete inteligente da Keeta (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)
