O destino da Huawei no Reino Unido será decidido na próxima terça-feira, 28. Espera-se que amanhã o governo britânico decidirá se deve ou não banir os equipamentos da chinesa das futuras redes 5G. Os Estados Unidos fazem pressão para que a Inglaterra exclua a Huawei por razões de segurança nacional.

O primeiro-ministro Boris Johnson vai presidir uma reunião do Conselho de Segurança Nacional, onde o imbróglio deverá ser definido.

De acordo com a BBC, especula-se que Johnson opte por banir a chinesa apenas nas partes centrais das redes, limitando o papel da Huawei no 5G. Em entrevista a repórteres nesta segunda, Johnson disse que queria um sistema que ofereça “benefícios ao consumidor” sem comprometer a infraestrutura nacional, a segurança ou o relacionamento do Reino Unido com outras agências de inteligência. “Vamos encontrar uma solução que nos permita alcançar esses objetivos e esse é o caminho a seguir”, disse ele.

A pressão norte-americana se intensificou. O secretário de estado dos EUA Mike Pompeo, disse em entrevista que o Reino Unido corre risco se usar a Huawei como fornecedora para o 5G e que a soberania da Grã-Bretanha poderá ser afetada.

A administração dos EUA alertou anteriormente os aliados para não permitir que os equipamentos da empresa fizessem parte de suas redes 5G, alegando que seria um risco de segurança devido aos seus links para o governo chinês. A Huawei negou repetidamente que seu equipamento poderia ser usado para espionar pessoas.