A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 29, urgência para a votação do PL 4513, que estabelece uma Política Nacional de Educação Digital. O projeto pode ir a Plenário nos próximos dias.

De autoria da deputada Angela Amin (PP/SC), o PL altera a LDB (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional), e contém quatro eixos de atuação: apoio à população excluída do mundo digital; qualificação de trabalhadores; especialização em tecnologias para melhorar a empregabilidade; e pesquisa digital, com o objetivo de assegurar a produção de novos conhecimentos.

A Política Nacional de Educação Digital também prevê a formação de professores da educação básica e do ensino superior em competências digitais e uso de tecnologias. E inclui entre os objetivos do programa a promoção e divulgação da robótica e do letramento digital.

“O que pudemos ver com a pandemia é que a maioria dos educadores não estava preparado para usar a tecnologia. Não adianta ter conectividade se os profissionais não estiverem habilitados. Mesmo as crianças que estão acostumadas a usar celulares e computadores, só o fazem para o lazer e não para estudo”, afirmou Amin, para Mobile Time.