Pela primeira vez no mundo, uma cirurgia foi realizada com telementoria através de uma rede de quinta geração (5G) de telefonia móvel. Uma equipe cirúrgica composta por cinco médicas e dois anestesistas do Hospital Clínic de Barcelona realizou a retirada de um tumor de intestino com o auxílio remoto do especialista em cirurgia gastrointestinal Antonio de Lacy, que estava presente em um auditório do MWC19, em Barcelona, na manhã desta quarta-feira 27. A transmissão das imagens aconteceram através de uma rede de quinta geração (5G) de telefonia móvel montada pela Vodafone especialmente para essa demonstração.

Diante de um auditório lotado, De Lacy prestou mentoria remota à equipe que estava na sala de cirurgia. Em um laptop, ele via as imagens do paciente em tempo real, enquanto dava orientações por áudio aos cirurgiões e desenhava sobre a tela, com os dedos, para indicar o que estava falando. Entre uma orientação e outra para a equipe médica, De Lacy moderou um painel de discussão sobre aquela experiência.

Segundo o médico, 143 milhões de cirurgias deixam de ser feitas por ano no mundo por falta de conhecimento específico. Logo, uma solução como aquela, sobre a rede 5G, tem o potencial de salvar vidas ao redor do planeta.

A diretora de implementação de redes da Vodafone na Espanha, Julia Velasco, também presente no painel, explicou que o 5G garante uma transmissão de vídeo com sincronização em tempo real, imagens de alta qualidade e baixa latência. Além disso, é possível dedicar um pedaço do espectro para aplicações prioritárias, como a realização de uma cirurgia. A operadora também mantém um teste piloto com o mesmo hospital de Barcelona usando uma ambulância conectada em 5G.

A transmissão da cirurgia contou com o apoio da AIS, uma entidade dedicada à educação gratuita de cirurgiões ao redor do mundo.

Veja parte da demonstração no vídeo abaixo.