A Red Hat anunciou nesta segunda-feira, 27, uma nova parceria com a Samsung para fornecer uma solução de rede de acesso via rádio virtualizada (vRAN), com recursos de integração e automação. Provedores de serviços poderão usar a tecnologia para gerenciar e atender novas demandas de 5G com flexibilidade e escala de serviço. A solução estará disponível como prova de conceito no segundo semestre de 2023.

Dentre as aplicações que a tecnologia permite, estão aquelas baseadas em 5G privativo, edge computing de acesso múltiplo (MEC), redes 5G core, entre outras. O software open source ajuda a colocar em operação rede 5G RAN para provedores de serviço, sobretudo com foco em serviços de nuvem. Os componentes RAN desagregados são movidos por funções de computação robustas que requerem uma infraestrutura de nuvem consistente.

A solução virtualizada full stack ajuda a reduzir a complexidade e atenuar riscos operacionais e de implantação, com recursos de automação e integração. É também uma rede flexível, que pode se adaptar a novas demandas, permitindo aplicar atualizações remotamente.

A solução se baseará em tecnologias de nuvem híbrida aberta da Red Hat, incluindo o Red Hat OpenShift, a plataforma de Kubernetes empresariais, o Red Hat Enterprise Linux, Red Hat Advanced Cluster Management for Kubernetes e o Red Hat Ansible Automation Platform.

A Red Hat oferece soluções e serviços em todos os níveis de arquitetura, ajudando provedores a implementar uma estratégia híbrida ou multicloud com flexibilidade, a fim de desenvolver e operar em qualquer ambiente de nuvem, além de capacitar os provedores de serviços no ajuste de sua infraestrutura conforme as necessidades de estratégia, negócios ou tecnologia apareçam.