A IBM anunciou no último domingo, 28, a compra da Red Hat, a maior distribuidora do sistema operacional Linux e especializada em computação em nuvem de código aberto, no valor de US$ 34 bilhões. Trata-se de uma aquisição para expandir os negócios da IBM e tentar levá-la a disputar mercado com Amazon, Microsoft e Alphabet (Google).

É a maior compra da IBM já realizada. Porém, não à toa. O acordo acelera o modelo de negócios da IBM, tornando a empresa provedora de nuvem híbrida número um em um mercado emergente estimado em US$ 1 trilhão.

Com o acordo, a IBM está tentando se posicionar de forma neutra no mundo corporativo de computação em nuvem, transmitindo confiança para empresas que estão migrando para a nuvem, mas que temem se tornar dependentes de um grande fornecedor.

“Acreditamos que a aquisição da Red Hat pela IBM é uma mudança no jogo e redefine tudo que há no mercado de computação em nuvem e o que vamos fazer juntos terá o mesmo impacto do Linux, que hoje é a plataforma número um de aplicações empresariais. Vamos levar ao mercado de nuvem a mesma liberdade e flexibilidade que há no Linux”, explicou o vice-presidente de Hybrid Cloud e diretor da IBM Research Arvind Krishna.

No modelo cloud, os desenvolvedores de software criam aplicativos que são executados em centros de processamento de dados remotos. A vantagem pode ser custos mais baixos e desenvolvimento mais rápido de novos softwares comerciais. A IBM é uma defensora de uma abordagem híbrida para computação em nuvem. Isso significa que alguns dados e aplicativos cruciais são executados na tecnologia de nuvem dentro dos data centers de uma empresa, enquanto outras tarefas de computação são executadas nas nuvens das empresas de tecnologia.

A aquisição foi aprovada pelos conselhos de administração da IBM e da Red Hat. Porém, ainda está sujeita à aprovação dos acionistas da Red Hat assim como aprovações regulamentares e outras condições habituais de fechamento. O acordo deve ser concluído no segundo semestre de 2019.

Red Hat

A Red Hat é fornecedora líder mundial de soluções de software de código aberto para empresas, usando uma abordagem baseada na comunidade para fornecer tecnologias para Linux, nuvem híbrida, contêiner e Kubernetes. A Red Hat ajuda os clientes a integrar aplicativos de TI novos e existentes, desenvolver aplicativos nativos da nuvem e automatizar, proteger e gerenciar ambientes complexos.