O PicPay (Android, iOS) registrou em 2023 lucro líquido de R$ 37 milhões, ante prejuízo de R$ 693 milhões em 2022. A receita chegou a R$ 3,5 bilhões, um recorde para a carteira digital, sendo uma alta de 22% na comparação com o ano anterior. Este é o primeiro resultado anual positivo na história da empresa.

No ano passado, o PicPay computou um EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 115 milhões contra uma perda de R$ 603 milhões em 2022.

O PicPay atribui os números positivos à diversificação do portfólio de produtos e à execução do plano de cross-sell, além da redução de despesas, otimização de preços e redução de custos de funding. Em 2024, foram transacionados R$ 271 bilhões no ecossistema da carteira digital, um incremento e 40% acima daquele movimentado em 2022.

A empresa encerrou o ano com 35 milhões de clientes ativos, 9% a mais do que no ano anterior. E, em 2023, o PicPay apresentou mais de 20 produtos e funcionalidades novos.

Para este ano, as prioridades da empresa são: continuar a fortalecer a carteira, expandir oferta de crédito, e criar novas formas de engajar a base de clientes – como a entrada do PicPay Ads e para o público PJ.

Com relação ao open finance, de acordo com a empresa, o PicPay tem o segundo melhor market share de consentimentos, em 16,5%, com 7,4 milhões de autorizações de acordo com os dados de fevereiro.

IA

Outro ponto do seu balanço financeiro mostra os resultados positivos com o uso de IA generativa nos últimos meses para o atendimento aos clientes. Segundo a companhia, houve aumento de 45% no NPS e a taxa de resolução no período foi 20% maior, sendo que mais de 50% das demandas foram solucionadas sem a necessidade do transbordo para o atendimento humano.