O Banco Intermedium injetou R$ 5 milhões em sua área de TI para um ambicioso projeto com intuito de transformar o smartphone em sua principal plataforma e com isso passar de 18 mil clientes para 100 mil clientes até o final de 2016.

Em entrevista exclusiva ao MOBILE TIME, João Vitor Menin, presidente do banco mineiro, revelou os próximos da instituição, que lançou um novo aplicativo nesta semana com o conceito de banco 100% digital, uma parceria com a MasterCard em cartões e o reconhecimento do cliente na abertura da conta corrente com documentos digitalizados e selfie.

“A gente começou esse projeto em 2015. Nós tínhamos um primeiro app, mas fizemos melhorias e fomos colocando funcionalidades em meados de 2015 e testando internamente”, explica Menin. “Vendo que o caminho era esse, um banco digital com zero taxa, fizemos uma parceria com a MasterCard e conseguimos colocar o cartão MasterCard no banco no começo de abril. E, junto com a bandeira, a conta passou a ser 100% digital”.

O processo da conta digital passa por envio de documentos digitalizados e selfies, para confirmar que o cliente é realmente aquela pessoa. O executivo explica que o processo foi desenvolvido internamente e com a contratação de softhouse terceirizadas, mas não utilizou a tecnologia de reconhecimento de selfie da MasterCard.

O executivo afirma que, pela amplitude do projeto, o investimento de R$ 5 milhões é bem pouco. Para isso, a equipe de desenvolvimento tecnológico precisou “racionalizar” o aplicativo, oferecendo poucos produtos bancários – entre 10 e 15. O CEO compara: “Não adianta dar uma Ferrari para uma pessoa que não quer investir muito”.

‘Conteira digital’

João Vitor Menin enfatiza que a conta digital do banco é 100% gratuita e, quando questionado por essa publicação se é possível criar um sistema lucrativo para o banco sem cobrar taxas operacionais de seus clientes, o executivo garante que sim. Em sua concepção, assim como acontece com os supermercados que não cobram pela entrada do cliente, um banco não deve cobrar de seus correntistas e acredita que o momento de crise é oportuno para essa discussão.

“Acho que o momento não poderia ser mais oportuno. No momento que nós estamos passando pela crise, é importante diminuir os gastos”, disse. “O brasileiro gasta de 3% a 15% dos seus rendimentos com banco. Bancarizar e cobrar uma tarifa alta não é inteligente para os dias atuais”.

Sobre o processo de digitalização do sistema financeiro, o executivo compara os bancos tradicionais – a partir de 4 a 5 mil agências – com os novos entrantes, dentre os quais cita o Banco Original e a empresa de cartão Nubank. Em sua visão, o crescimento destes últimos será mais rápido.

“Esse grupo (novos entrantes) vai crescer muito rápido. Eles começam a educar a sociedade e vão se autoajudar. A gente quer ser a interseção entre a carteira digital e o banco digital, queremos ser a ‘conteira digital’. É poder ter o melhor dos dois mundos”, disse.

Questionado sobre uma eventual parceria com fintechs, o presidente do Intermedium explica que está sendo procurado, mas não deve fazer nos próximos dois anos, pois o momento é de estruturar o banco que tem como controlador o presidente da MRV Engenharia, Rubens Menin.

Raio-X

O perfil do Banco Intermedium é o oferecimento de crédito aos clientes, em especial crédito imobiliário. Apenas neste segmento, a instituição pretende passar de 7 mil clientes para 10 mil clientes mesmo em ano de crise. Atualmente 430 funcionários trabalham no Intermedium, 75 deles em TI.

O banco tem sede em Belo Horizonte, com escritório em São Paulo e outras capitais brasileiras. Conta com R$ 2 bilhões em ativos e R$ 340 milhões de patrimônio líquido. Com a conta digital, eles esperam chegar em 2016 a R$ 3 bilhões de ativos total. O patrimônio líquido deve aumentar 12% e chegar a R$ 360 milhões.

Para o futuro, o presidente do Intermedium pretende lançar dois projetos. O primeiro é um marketplace financeiro, oferecendo serviços do banco e de parceiros, inclusive varejistas. E o outro projeto é transformar a conta corrente digital do banco em 24/7, possibilitando ao cliente fazer operações em qualquer horário e dia da semana.