O Telegram (Android, iOS) chegou à marca de 400 milhões de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) no mês de abril, um aumento de 33% ante 300 milhões de pessoas que usavam o app um ano antes. Em média, a companhia afirmou que 1,5 milhão de novos usuários se cadastram diariamente no aplicativo de mensageria. O forte crescimento do Telegram havia sido identificado no Brasil pela pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel publicada no começo do ano: de janeiro de 2019 a janeiro de 2020 a proporção de smartphones brasileiros com o app instalado mais que dobrou, passando de 13% para 27%.

Além do volume registrado, a equipe do mensageiro trouxe atualizações ao app, como: explicação ao modo quiz; um diretório com 20 mil stickers; menu de anexo renovado no Android; melhorias no acesso via MacOS; e um game de alvo de dardos animados para ser jogado em uma conversa.

Outra novidade do Telegram é a doação de 400 mil euros para criadores de testes educacionais. Os testes criados e aprovados pela equipe do app serão publicados como quizes em um diretório para que todos os usuários possam acessá-los. O intuito da ação é apoiar os mais de 2 bilhões de estudantes que estão longe das salas de aula, em decorrência do novo coronavírus.

Para criar um teste, o educador precisa se inscrever e publicá-lo via @QuizBot. Qualquer assunto, com quaisquer dificuldades e em qualquer idioma é permitido, desde que seja original.