A Qualcomm e a Lenovo desenvolveram o primeiro laptop com conexão 5G. Chamado de Limitless, o projeto das duas empresas foi apresentado nesta segunda-feira, 27, durante a Computex, em Taiwan. O produto da Lenovo é equipado com um chipset 8cx 5G de 7 nanômetros (nm). A expectativa é que o produto chegue ao mercado em meados de 2020.

Configuração

Com modem X55 5G e modem X24 LTE, a plataforma computacional da Qualcomm usa LTE cat.22, capaz de atingir uma velocidade de 2.5 GHz em 4G. Além disso, o chip possui unidade de processamento gráfico (GPU) Adreno 680, uma unidade de processamento computacional (CPU) Kryo 495 e sistema de processamento digital (DSP) Hexagon 690.

Em vídeo, o equipamento da Qualcomm tem processador de sinal de imagem (ISP) Spectra 390. Com isso, o chipset suporta 4K HDR, captura de 120 quadros por segundo (FPS), e câmeras traseiras duplas de 16 MP e singular de 32 MP. Em memória, o chip tem ainda oito canais para LPPDR4X, alcança 2133 MHz de velocidade, e pode ter armazenamento com NVME SSD e UFS 3.0.

 

O 8cx 5G suporta todas versões do Windows 10 e usa a tecnologia Qualcomm Aqstic (que permite melhorar na relação com assistentes de voz, como Alexa, Cortana e Google Assistente), além de possuir integração com a quarta geração do Qualcomm AI Engine.