A startup curitibana OmniChat, especializada em soluções de comércio conversacional, é o novo Business Solution Provider (BSP) do WhatsApp, como são chamadas as empresas com conexão direta à API WhatsApp Business. O app de mensagens é bastante criterioso na escolha de seus BSPs. Há pouco mais de 60 deles distribuídos no mundo.

A OmniChat chamou a atenção do Facebook por ter criado uma solução de gestão de vendas de ponta a ponta, sempre através do conceito de comércio conversacional em diferentes canais, mas principalmente no WhatsApp. Durante a pandemia, várias grandes marcas implementaram sua solução para conseguirem vender online. Hoje são mais de 300 empresas que somam mais de 10 mil vendedores usando OmniChat, dentre as quais: Arezzo, Alpargatas, Kopenhagen, Brasil cacau, O Boticário, Lóreal, L’Occitane e Leroy Merlin. No fim do ano passado, a OmniChat foi convidada para participar do programa Facebook Acceleration Commerce. Em março, seu CEO e fundador, Maurício Trezub, conversou com Mobile Time e detalhou sua estratégia de negócios.

Análise

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do País, instalado em 98% dos smartphones nacionais, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Com o lançamento iminente do pagamento por WhatsApp para compras, faltando apenas a autorização do Banco Central, soluções de comércio conversacional como a da OmniChat tendem a ganhar ainda mais importância no Brasil. Assim, a presença de varejistas no WhatsApp, que vinha crescendo principalmente para a oferta de atendimento, vai se tornar praticamente obrigatória, agora para vendas, ainda mais no atual contexto de pandemia e isolamento social.

Super Bots Experience

O uso do WhatsApp como plataforma será tema de um dos painéis do Super Bots Experience deste ano, evento em formato online organizado por Mobile Time nos dias 24, 25 e 26 de agosto. Confira a programação atualizada em www.botsexperience.com.br