Quando o assunto é regulação das plataformas digitais, o Google se coloca na posição de diálogo e não é contra. É o que diz o presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho. Em conversa com a imprensa durante o evento Google for Brasil nesta terça-feira, 27, o executivo disse que conversa com todas as partes para que a regulação não seja perversa para todas as partes nem “boa” somente nas aparências.

“Hoje nós conversamos com todo o mundo: Anatel; o relator do projeto da lei das Fake News (PL 2630/2020), deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), que nós respeitamos muito; com o Congresso Nacional; e com o Governo Federal”, disse Coelho. “Dialogamos para mostrar que esses assuntos não são triviais. E acreditamos – por termos experiência no mundo inteiro em discussões similares – que nós precisamos trazer para o Brasil uma regulação que funcione e seja boa para todo mundo”, completou.

Para o executivo, os acordos comerciais com 160 empresas da grande mídia brasileira feitos pelo Google são um avanço nesse quesito e espera trabalhar para que a relação evolua com todos os envolvidos.

Vale lembrar, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, subiu o tom contra as plataformas digitais no último dia 14 de junho, ao afirmar que as big techs estimulam desequilíbrio no ecossistema digital. Um dos principais pontos de crítica do representante da agência foi a publicação de um posicionamento do Google contra o PL 2630 em seu motor de busca, além do excesso de publicidades que consomem os planos de dados móveis dos consumidores brasileiros.

O comentário de Baigorri surge em um momento em que a agência vem pleiteando ser a reguladora dessas plataformas digitais; inclusive engajando-se em conversas com governo, parlamentares e outras empresas envolvidas, como a Meta.