O Google lançou oficialmente nesta quarta-feira, 27, a Biblioteca da Família, uma opção de assinatura familiar do Google Play. Conforme adiantado por este noticiário, a opção servirá para um usuário compartilhar com amigos e familiares os aplicativos, vídeos e livros digitais consumidos no marketplace do Google.

Até seis pessoas poderão fazer compras na conta familiar, que funciona com pagamentos de conteúdos comprados na loja de apps do Google direcionados para um único cartão de crédito. A novidade em comparação à notícia de um mês atrás é que o pacote familiar abrangerá usuários do Google Play em dispositivos dos sistemas Android e iOS, sem taxas adicionais – no caso do iOS, valerá apenas para os conteúdos comprados no Google Play Livros e Google Play Filmes.

Para músicas, a opção é a assinatura familiar por R$ 22,90 por mês da plataforma Google Play Music.

Em caso de compra de algum membro, o responsável pela conta recebe as faturas em tempo real e o conteúdo poderá ser usado por todos do grupo. Os pais ainda poderão controlar as compras de aplicativos e outros conteúdos da Google de menores aceitos na loja – entre 13 e 17 anos de idade.

O Google informa que a Biblioteca da Família estará disponível nos próximos dias no Brasil, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia e Reino Unido.

Ferramenta de antisspam

Outra novidade apresentada pelo Google hoje é uma função do aplicativo Google Phone que alerta o usuário sobre ligações Spam, como empresas de telemarketing. Inicialmente, o novo serviço de chamadas e proteção contra spam chega apenas aos donos de smartphones Nexus e Android One. Contudo, vale lembrar que este tipo de serviço geralmente é replicado para versões mais novas do Android.