O Facebook está testando sua própria assistente digital, chamada "Facebook M". O vice-presidente de produtos de mensagens do Facebook, David Marcus, mostrou a nova ferramenta em uma mensagem através de seu perfil na rede social na última quarta-feira, 27. De acordo com o executivo, a assistente digital poderá completar tarefas para os usuários, por exemplo: compras, entrega de presentes, reservar uma mesa em restaurante, fazer acertos antes de viajar e marcar reuniões.

Diferentemente de Google Now, Cortana e Siri, Facebook M é supervisionada por pessoas, mas com ajuda de inteligência artificial. Ela funcionará dentro do Messenger e será representada por um botão com a letra M, que deverá ser pressionado pelo usuário.

Marcus indicou que M está em desenvolvimento e não deve chegar ao grande público tão cedo. No entanto, ele considera a prévia apresentação de Facebook M um passo importante para os usuários do Messenger, que podem ver a infinidade de ações que podem ser realizadas dentro de sua plataforma.

Um dado curioso que marca a assistente digital: três pessoas ligadas ao projeto informaram ao site The Information que a tecnologia da companhia norte-americana recebe o nome em alusão à secretária dos livros e filmes da série 007, Moneypenny.

A personagem é atualmente interpretada pela atriz Naomie Harris deste “007 – Operação Skyfall” e deve aparecer no próximo filme do famoso agente secreto britânico, “007 contra Spectre”, que será lançado em novembro.