A Ellucian, fornecedora de soluções de tecnologia para o setor de educação, lançou o aplicativo Ellucian Mobile voltado para as instituições educacionais de ensino superior. A ferramenta pode ser customizada por cada instituição, de acordo com sua marca e conteúdo, e é disponibilizada para estudantes, docentes e visitantes na forma de app para Android e iOS, nos idiomas inglês americano e britânico, francês, espanhol e português.

A solução permite que as configurações sejam feitas na nuvem e gera relatórios de análise de uso. Os alunos podem checar a programação das disciplinas, notas e receber notificações no celular. Há também a área de notícias, eventos, informações do diretório e mapa do campus.

Segundo a empresa, todas as universidades públicas do Texas, nos Estados Unidos, utilizam suas soluções, e ela visa expandir operações na América Latina, principalmente no Brasil. A Ellucian mede o tamanho das operações por número de estudantes. Ela atende cerca de 1,2 milhão de alunos na América Latina e prevê um crescimento de 20% ao ano na região. “Estamos acompanhando a movimentação do mercado brasileiro. A quantidade de instituições de ensino superior com número de alunos entre 3 mil e 8 mil aumentou de 147 em 2011 para 223 em 2012”, diz Jorge Green, vice-presidente sênior de operações da Ellucian para América Latina. De acordo com o executivo, existe muito espaço para o crescimento de soluções integradas da empresa em instituições de ensino superior no Brasil.