O Facebook suspendeu o projeto Instagram Kids. Em nota divulgada à imprensa dos Estados Unidos, Adam Mosseri, head da rede social imagética, a parada estratégica tem como objetivo desenvolver a plataforma ao lado de pais, especialistas, reguladores e desenvolvedores de políticas públicas.

Apresentado como uma das próximas iniciativas do Facebook, a proposta do Instagram Kids foi amplamente criticada por pais e experts de educação em seu lançamento no mês de março deste ano. Em maio, um grupo com 44 procuradores estaduais publicaram carta pedindo para o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, desistir do app infantil por considerarem que o uso de mídias sociais na fase de desenvolvimento é danoso para crianças.

No posicionamento desta segunda-feira, Mosseri afirmou que as crianças estão presentes na Internet e que o desenvolvimento do aplicativo infantil era feito com experiências apropriadas para a idade, e que seriam melhores que o conteúdo que consomem atualmente.

O executivo afirmou que o Instagram não está sozinho nesta jornada, uma vez que YouTube e TikTok têm versões kids; disse que o Instagram Kids era para pré-adolescentes (entre 10 e 12 anos de idade) com supervisão dos pais e responsáveis, que nunca focou em crianças mais jovens; e que expandirá as ferramentas de controle parental para pais de adolescentes (13 anos e acima).

O head do Instagram terminou sua mensagem criticando a matéria do Wall Street Journal da última semana que mostrou diversas falhas de ambiente na plataforma.