Troca de mensagens entre Instagram e Messenger

A integração entre os diferentes aplicativos do Facebook, que havia sido anunciada no ano passado por Mark Zuckerberg, está ganhando forma. A empresa anunciou a união dos serviços de mensageria do Instagram e do Messenger. A partir de agora, as pessoas podem trocar mensagens com seus contatos sem se preocupar em qual aplicativo o destinatário lerá. Os recursos de chamada de vídeo e de “assistir juntos” também serão integrados entre os dois apps, assim como uma série de funcionalidades de personalização de conversas e de gerenciamento de privacidade.

Análise

A novidade deve aumentar a interação entre usuários dos diferentes apps do Facebook, protegendo a empresa de eventuais oscilações de suas bases – vide a gradual perda de popularidade do Messenger no Brasil, enquanto o Instagram cresce rapidamente, conforme mostrado nas recentes pesquisas Panorama Mobile Time/Opinion Box.

Ao mesmo tempo, reforça a funcionalidade de mensageria do Instagram, que cada vez mais deixa de ser apenas uma rede social de fotos e vídeos para virar um app de comunicação integrada.

Resta ver se esse movimento atingirá também o WhatsApp, uma das peças mais valiosas da empresa no Brasil, por ser o app mais popular do País. É preciso tomar muito cuidado para que uma integração desse tipo não fomente o envio indesejado de mensagens – afinal, não necessariamente queremos compartilhar nosso WhatsApp com os contatos que temos no Facebook ou no Instagram, até porque isso significa compartilhar nosso número telefônico.