Sócia de relações corporativas da Fisher Venture Building, Amanda Graciano; e o VP da Mastercard, Thomas Camargo (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

O Brasil terá um aumento nas transações Pix feitas por meio de iniciador de pagamento nos próximos meses, inclusive com algumas empresas já utilizando tecnologia da bandeira de cartões para facilitar as transações, acredita Thomas Camargo, vice-presidente de open finance da Mastercard.

Em conversa com a imprensa especializada durante o evento Master Minds nesta terça-feira, 27, o executivo explicou que a companhia está trazendo APIs com tecnologia para funcionar por trás do iniciador de pagamentos e ajudar as companhias em conectividade, interoperabilidade e limpeza de dados, inclusive quando é feita a troca de informação via open finance.

Camargo conta que a tecnologia de iniciador de pagamento da bandeira está disponível para “qualquer empresa que deseja entrar no sistema financeiro nacional”. Ou seja, dos grandes bancos até varejistas e utilities. Nesta ampliação do ecossistema, a bandeira já conversou com mais de 50 companhias.

Além disso, o executivo acredita que será possível criar produtos e serviços financeiros com as APIs e a consultoria que a Mastercard presta às empresas.