pagamentos instantâneos

Ilustração: Cecilia Marins

O Banco do Brasil começa a intensificar seus serviços de open finance. Nesta semana, o BB disponibilizou seu iniciador de pagamentos via Pix. Assim, clientes poderão realizar transferências de outras instituições financeiras a partir do aplicativo do Banco do Brasil (Android, iOS).

Com isso, clientes do BB, que já podiam acompanhar suas movimentações financeiras em mais de uma conta no Extrato Multibancos ou na Agenda Multibancos, podem também transferir recursos para o Banco do Brasil, utilizando o saldo de contas em outras instituições financeiras, diretamente no app do BB.

Nesta primeira etapa, a solução está disponível para transferências de recursos de 18 instituições financeiras e será expandida gradualmente. O Banco do Brasil não informou quais bancos estão habilitados.

Como fazer

Para fazer transferência de uma outra conta corrente a partir do app do BB, o cliente deve: acessar no aplicativo o Open Finance; entrar em Receber e transferir de outras instituições. Outra maneira é acessar a opção diretamente na solução Minhas Finanças, no Extrato Multibanco, onde pode visualizar o saldo da conta de outro banco e fazer a movimentação.

Vale lembrar que o cliente deve autorizar o compartilhamento de dados de outros bancos com o BB. No entanto, é possível fazer a autorização durante a jornada de transferência.

Open Finance no BB

O Banco do Brasil gerencia mais de R$ 8 bilhões em saldos consolidados com outros bancos no Minhas Finanças Multibanco.

Em nota recente à imprensa, o BB informou que cerca de 5% da base de clientes que possuem relacionamento com outros bancos autorizaram o compartilhamento de suas informações com o banco. E a utilização dos dados a partir da autorização dos clientes, também se expandiu, atingindo mais de 280 milhões de chamadas no primeiro semestre.

Dos clientes que autorizaram o compartilhamento de dados com o Banco do Brasil, 90% já tiveram algum benefício; 77% receberam ofertas personalizadas a partir dos dados ou utilizaram soluções que fazem uso dos dados de open finance; e 13% tiveram informações cadastrais atualizadas sem necessidade de apresentar documentos ou comparecer à agência.