5G

O 5G será um aliado importante para estimular a produção de energias renováveis como a solar e a eólica. O assunto foi discutido durante um encontro online entre jornalistas e cientistas do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE, leia-se I três Es) nesta terça-feira, 27.

O professor de Engenharia Elétrica da Poli-USP Maurício Salles explicou que o gerenciamento das energias renováveis, como seus módulos fotovoltaicos, seria bem mais eficiente com a implementação de inteligência artificial e machine learning, e o 5G seria a solução para transmitir uma grande quantidade de dados. “É muito difícil detectar quando uma célula em módulos fotovoltaicos queima e para de funcionar porque precisamos de uma grande quantidade de dados para isso. Geralmente, a banda de dados de transmissão atuais tem limite e não é possível mandar com tantos detalhes. Eles são enviados a cada 10 minutos, por exemplo. Com o 5G, é possível mandar por segundo (essa mesma quantidade de dados), até em menos de um segundo”, explicou o professor. De acordo com o especialista, seria possível, então, ter um sistema para identificar o defeito e, com a mudança de perfil desses painéis, seria possível identificar e trocar a célula rapidamente.

O caso da geração eólica é semelhante. As pás rotacionam de acordo com o vento, e a velocidade gira as pás muito rapidamente, o que não permite identificar a trajetória por ser rápida demais. É possível ver apenas o ponto inicial e o final. Com o 5G, será possível, por exemplo, fazer a projeção da trajetória e reduzir ainda mais mortes de pássaros, por exemplo, além de identificar um defeito mais rapidamente.

Cyro Boccuzzi, membro do IEEE, sócio da consultoria ECOEE e presidente do Fórum Latino-Americano de Smart Grid, complementou a resposta informando que a tecnologia de quinta geração favorece também os medidores de energia e a interação dinâmica de cobrança de tarifas e de orquestração dos recursos distribuídos. O especialista em energia elétrica exemplificou: “A célula solar que produz energia com bateria 5G pode usar inteligência artificial e avisar à concessionária que eu estou com a bateria carregada. Assim, quando a energia no bairro tiver uma queda, o sistema poderia colocar minha bateria a serviço da comunidade e eu poderia ter um desconto na minha tarifa por suprir a região num dado momento”.

Boccuzzi disse também que o 5G e outras tecnologias, como a Wi-Sun, são capazes de habilitar funcionalidades que hoje não são comuns, mas já são possíveis e começam a ser usadas. É o caso, por exemplo, da Neoenergia, que desenvolveu sua própria rede LTE para distribuir energia e conectar os medidores de forma inteligente. “São tecnologias que andam de mãos dadas”, disse.

Os especialistas mostraram que as energias renováveis tendem a ganhar bastante com a chegada do 5G. Raul Colcher, membro do IEEE e sócio e presidente da Questera Consulting, lembrou que a quinta geração de telefonia móvel foi pensada para interoperar com outras tecnologias emergentes na área de comunicação. “Ela se mostra mais promissora e mais produtiva dessa forma, em especial com Internet das Coisas (IoT). Quanto mais dados, mais eficiente é o 5G”.