Infraestrutura

A Neoenergia começa a testar o uso das faixas de 410-415 MHz e de 420-425 MHz em sua rede privativa LTE na região de Atibaia/SP. Construída com uma licença temporária em 3,5 GHz, a rede da empresa do segmento de utilities precisará se adequar porque essa faixa foi leiloada no leilão de 5G.

Segundo a Neoenergia, a faixa de frequência em 410 MHz é interessante por oferecer uma boa relação entre cobertura e capacidade. Com a frequência mais baixa, é possível atingir um maior número de clientes utilizando a mesma quantidade de torres atual, do sistema em 3,5 GHz, garantindo, assim, mais eficiência. A ideia é que a propagação dessas faixas permitam ampla cobertura a custos mais baixos com a infraestrutura de estações rádio-base, o que otimiza a implantação.

A rede LTE é capaz de transportar serviços de missão crítica e banda larga, podendo dar suporte a aplicações de automação, comunicação por voz, dados e vídeo, entre outros serviços como realidade aumentada, inteligência artificial e inspeção por drones.

Nos testes, a empresa vai avaliar se a frequência de 410 MHz poderá reduzir a necessidade de instalação de concentradores. Neste caso, a comunicação seria feita diretamente entre os medidores inteligentes e o Centro de Operações da Neoenergia. Como a cobertura do 4G nesta faixa é maior, tudo indica que a empresa será bem-sucedida.

Outro ponto é que a frequência poderá ser usada para a medição inteligente sem a necessidade de outras tecnologias de acesso ou equipamentos, o que pode gerar economia na operação. Atualmente, são utilizadas seis torres na região de Atibaia para atender à demanda, funcionando como backhaul. Há ainda outras duas redes – Wi-Sun e Prime PLC – para concentradores, que possuem o SIM Card da rede.

Vale dizer que o projeto Energia do Futuro instalou 75 mil medidores inteligentes na região.

Fórum das Operadoras Inovadoras 2022

Ricardo Leite, superintendente de smartgrids da Neoenergia fará parte de painel sobre a implementação de redes privadas móveis do Fórum de Operadoras Inovadoras, evento organizado por Mobile Time e Teletime que acontecerá nos dias 5 e 6 de abril, no WTC, em São Paulo. Estão confirmados no referido painel: André Martins, CEO da NLT; Carlos Roseiro, diretor de soluções integradas da Huawei; Diego Aguiar, diretor de operações da Telefónica Tech/Vivo Empresas.

O evento contará ainda com painéis sobre novos entrantes em 5G; o mercado brasileiro de MVNOs; e a diversificação das fontes de receita dos ISPs; assim como palestras individuais sobre IoT e outras tendências em tecnologia de rede. A programação atualizada e mais informações estão disponíveis em www.operadorasinovadoras.com.br.