Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de consumo e PME da Claro

A Claro confirmou nesta terça-feira, 27, a expansão de sua rede 5G via DSS. Durante sua participação na Futurecom edição digital, Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de consumo e PME da operadora, adiantou que 12 cidades terão o DSS e que dará a lista com as localidades na próxima semana, sendo que algumas terão o 5G ainda este ano. O 5G DSS da Claro funciona atualmente em regiões das capitais do Rio de Janeiro e São Paulo.

Outra novidade apresentada por Teixeira foi uma iniciativa que levará experiência de telemedicina e teleducação para os moradores da comunidade de Paraisópolis, na cidade de São Paulo. O executivo afirmou que as aplicações terão conectividade 5G.

O acesso à rede 5G DSS está disponível apenas com dispositivos aptos para essa tecnologia, como handsets do portfólio Samsung Note 20, Motorola edge+ e Moto G com 5G. Teixeira confirmou a chegada na operadora de handsets habilitados para o 5G da gama intermediária de preço da Samsung (até R$ 3 mil), que rivaliza com o novo Moto G, e que terão acesso ao 5G em todos os padrões (DSS, NSA e SA). Os novos handsets da fabricante sul-coreana chegarão no começo de 2021.

DSS é 5G

Georgia Sbrana, vice-presidente de marketing, comunicação, inovação, relações institucionais e governo para Cone Sul da América Latina na Ericsson

Na live, o CEO de B2C e PMEs da Claro defendeu ainda que o DSS é uma tecnologia, sim: “Nós fizemos um movimento interessante este ano quando decidimos introduzir o 5G na versão DSS, que possibilita usar as frequências disponíveis atualmente para um ganho de eficiência fantástico. O protocolo 5G permite alcançar velocidades comparadas com a fibra ótica”, explicou o executivo da operadora.

“Estamos com experiência de aproximadamente 400 Mbps na nossa rede em Rio de Janeiro e São Paulo”, completou Teixeira.

Vale lembrar que o presidente da TIM, Pietro Labriola, afirmou no começo do mês de outubro que o 5G antes do leilão (leia-se tecnologia DSS) é marketing.

Outra executiva que defendeu o DSS foi Georgia Sbrana, vice-presidente de marketing, comunicação, inovação, relações institucionais e governo para Cone Sul da América Latina na Ericsson. Para a representante da fornecedora, o DSS mostra que o 5G é uma realidade para o Brasil.

“5G é mais do que verdade. Esse ano ele é uma realidade. E é uma realidade no Brasil. Nós vimos em julho o lançamento dele com o Paulo Cesar e a Claro. Ou seja, o 5G DSS é 5G de verdade, sim. Então, o 5G chegou no Brasil”, explicou a VP da Ericsson.

Sun Baocheng, CEO da Huawei no Brasil, também defendeu que o DSS é a “primeira fase de cobertura do 5G” no País.