As redes sociais não servem apenas para entretenimento: elas podem ser aproveitadas no âmbito empresarial, servindo para a comunicação entre funcionários de uma mesma companhia. A brasileira W5, especializada em soluções de inteligência em negócios, desenvolveu uma rede social voltada para o mercado corporativo, batizada de ikonekt, que permite a troca de mensagens de texto, fotos, vídeos e links entre funcionários de uma mesma empresa através de um site na web ou por meio de versões para apps móveis (Android e iOS). Cada postagem pode ser curtida, comentada ou compartilhada. Na prática, substitui a velha intranet e murais de parede para a comunicação interna. A Nestlé é uma das primeiras a adotar a ferramenta no Brasil.

Um administrador em cada empresa distribui por email os convites de participação para os funcionários e controla quem pode fazer o quê (postar, comentar, compartilhar, excluir etc). O layout pode ser personalizado com a marca e as cores da companhia. É possível também incluir postagens com propaganda da empresa e fornecer acesso à rede para clientes.

Modelo de negócios

A cobrança pelo uso do serviço é feita por hits. Cada postagem, por exemplo, equivale a um hit. Para degustação, são oferecidos 1 mil hits de graça por três meses. Pode-se adotar o modelo de pagamento pré-pago, ao preço de R$ 0,05 por hit, ou pós-pago, por R$ 0,025 por hit (com alerta a cada R$ 100).