Para melhorar as sugestões de pessoas a serem seguidas e de mensagens patrocinadas exibidas, o Twitter está analisando a lista de apps instalados nos smartphones de seus usuários em Android e iOS. A iniciativa se chama "Gráfico de apps" e monitora apenas a lista dos aplicativos instalados, sem coletar quaisquer dados trafegados dentro deles. A ferramenta pode ser ativada ou desativada a qualquer momento pelo menu de configuração dentro do app.

O Twitter cita três exemplos de como a experiência pode ficar mais personalizada graças à análise de dados como os apps instalados: 1) fornecimento de sugestões melhores sobre quem seguir; 2) adição de mensagens ou outros tipos de conteúdo à linha do tempo do usuário que tenham a ver com seus interesses; 3) exibição de conteúdo promovido mais relevante.

Análise

O Twitter procura seguir os passos do Facebook, que conseguiu em poucos anos se tornar uma das mais bem-sucedidas plataformas de publicidade móvel do mundo, com a adição de "posts patrocinados" inseridos no mural de notícias do usuário. Para que dê certo, é fundamental que as mensagens sejam relevantes para o consumidor. E a lista de apps serve, sem dúvida, como uma boa pista. Porém, ter um app não conta a história completa de uma pessoa. Muitos apps baixados nunca são usados. A próxima fronteira pode ser a troca de informações sobre uso de apps entre desenvolvedores. A Flurry Analytics, na prática, já faz algo nessa linha, mas tratando os usuários de maneira coletiva e anônima.