A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizará entre 30 de novembro a 1 de dezembro o Hackathon Fiocruz 2019. O evento, que acontece das 8h às 16h30, na sede da instituição, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, é uma competição para pensar em soluções tecnológicas em quatro áreas: tuberculose; arboviroses (vírus transmitidos por insetos); carrapatos e febre maculosa; e canais de comunicação entre a Fiocruz e o cidadão. A maratona é aberta ao público.

Os participantes são divididos em equipes que enfrentarão desafios nas áreas de design, programação e desenvolvimento. Eles terão apoio de mentores de diferentes unidades da Fiocruz que oferecerão consultoria técnica sobre os temas e suporte.

No fim do hackathon, os times deverão apresentar o protótipo de um aplicativo, que será apresentado e avaliado por especialistas convidados, que definirão o vencedor por categoria. Durante seis meses após o evento, um laboratório-móvel da instituição ficará à disposição dos vencedores para implementação dos apps.

O Hackathon faz parte do Festival de Inovação, que contará com palestras sobre inteligência artificial, chatbots, jogos sérios, ludicidade, entre outros temas. Mais informações no site do evento.