O Brasil tem mais de 2,9 milhões de terminais habilitados para a tecnologia Tap to Phone da Visa (ou tap on phone), ocupando a primeira posição entre mais de 140 países que usufruem da tecnologia. Globalmente, a bandeira de cartão já registrou 900 milhões de transações no ano.

Para garantir transações mais seguras tanto para o lado do comerciante quanto do lado do consumidor, a Visa também vem apostando em soluções digitais para aumentar a segurança dos processos e manter uma rápida performance. Uma delas é o Click to Pay (C2P), que já funciona para compras no crédito e tem previsão para ser disponibilizada no débito a partir do segundo trimestre de 2026. A tecnologia dispensa a necessidade de preencher todos os dados do cartão em pagamentos online, ao solicitar apenas um código que é enviado ao e-mail cadastrado.

Combate a fraudes

A tentativa e erro é o lema de golpistas que têm parcialmente os dados de um cartão e tentam completá-los até conseguir sucesso. De acordo com a bandeira de cartões, o crime avançou 15% entre outubro do ano passado e março de 2025, tendo a região da América Latina como a mais afetada pelo golpe, representando 11% do total. Segundo um levantamento da Cybersource, o ataque de enumeração é o mais comum no Brasil.

Contra essa prática, a Visa conta com o Counter Target, que já opera no país. Em outubro, a ferramenta identificou 6,8 milhões de credenciais usadas em ataques de enumeração nas 57 empresas que começaram a usá-la.

Além disso, dados da empresa mostram que, no primeiro semestre de 2025, 30% das fraudes que aconteceram no Brasil tinham inconsistências geográficas. A maior parte dessas compras têm tíquete médio de R$ 1,2 mil, quase o dobro dos R$ 740 em vendas legítimas. No período, a Visa conseguiu evitar R$ 1,4 bilhão em fraude apenas com a Decision Manager, uma solução mais voltada para credenciadores e comércio, capaz de identificar rapidamente pedidos suspeitos.

IA nas fraudes

Em evento realizado com a imprensa nesta quinta-feira, 27,  o vice-presidente de serviços de valor agregado da Visa Brasil, Gustavo Carvalho, também trouxe dados de uma recente pesquisa feita pela bandeira de cartões sobre golpes e fraudes online. O levantamento global mostrou que entre janeiro e junho deste ano as menções de inteligência artificial na dark web subiram 450% em relação ao mesmo período de 2024, um forte indicativo de que novas ferramentas maliciosas estão sendo criadas. Outro indicativo de alerta foi a elevação de 25% em transações iniciadas por bots, algo que a Visa também vê como indício de aumento das fraudes automatizadas.

Entre setembro de 2024 e agosto deste ano, a Visa registrou crescimento de 16% no número de transações feitas por golpistas. A maioria teve uso de IA conversacional, que se passava por marcas ou pessoas de confianças para obter dados críticos das pessoas. Como resposta a esse cenário, a empresa já investiu US$ 13 bilhões em tecnologia e infraestrutura de segurança ao longo dos últimos cinco anos. Além disso, a Visa destaca que seus sistemas baseados em inteligência artificial conseguem bloquear 500 transações fraudulentas por minuto em âmbito global.

Para o executivo da Visa, é bastante provável que todo esse universo esteja se concentrando em smartphones. “Eu diria que, com essa maior concentração, é muito provável que as fraudes também estejam seguindo essa tendência, embora seja algo muito difícil de precisar, já que a origem desses crimes, muitas vezes, é simulada ou emulada”, explica Carvalho.

Imagem: reprodução/Visa.

 

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