TIM e Vivo receberam seis prêmios cada dos 14 do relatório de Experiência Móvel, da Opensignal. Os outros dois são da Claro. A TIM é a líder em duas métricas de consistência da Opensignal. É a quarta vez consecutiva que a operadora brasileira venceu na categoria Qualidade Consistente, com uma pontuação de 72,7%, e em Experiência e Confiabilidade, prêmio que foi tirado da Claro, vencedora do último relatório. Já a Vivo, lidera no 5G e experiência em vídeo. O estudo teve os dados coletados entre 1 de outubro a 29 de dezembro de 2025 e apresentado nesta quarta-feira, 28.

Por Qualidade Consistente, a Opensignal mede a frequência com que a experiência do usuário na rede é adequada para suportar as principais tarefas executadas pelos clientes, que exigem mais estabilidade e banda. E a Experiência de Confiabilidade representa a capacidade dos usuários da Opensignal se conectarem e concluírem com sucesso uma série de tarefas (básicas) nas redes das operadoras.

Das quatro métricas de velocidade, a Vivo é vencedora em três categorias: velocidade de download – com uma pequena margem sobre a segunda, Claro, de 2 Mbps –, download 5G – com uma vantagem de 14 Mbps sobre a segunda colocada, Claro – e experiência geral de velocidade de upload.

A TIM também ficou em primeiro lugar na Experiência de Vídeo e na Experiência de Vídeo ao Vivo, mas, de acordo com a Opensignal, a diferença entre as três operadoras é de 1 ponto em ambas as categorias

Com relação ao 5G, a Vivo também tem vitórias. Se a TIM é líder em experiência geral de vídeo, a Vivo vence na Experiência de Vídeo 5G e Experiência de Vídeo ao Vivo 5G. Mas ainda assim, as três estão com resultados muito próximos.

Opensignal

Opensignal. Crédito: divulgação

As pontuações no ranking da Opensignal

A Claro, recebeu a pontuação máxima no quesito Experiência em jogos e, no 5G, em Velocidade de Upload 5G.

Com relação à experiência geral, TIM ficou com 63 pontos, Claro ficou com 62,4 pontos e Vivo, 61,1.

Já em Experiência 5G a pontuação ficou: Vivo, em primeiro lugar, com 75,8 pontos; TIM, em segundo, com 75,4 pontos e Claro, com 74,7 pontos.

Em termos de cobertura, TIM ficou com a pontuação de 96,4, seguida por Claro (96,1) e Vivo (95.6).

E a qualidade consistente ficou da seguinte maneira: TIM, com 72,7 pontos, Vivo com 68,4 pontos e Claro, com 68 pontos.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!