O Transfer, serviço de carteira eletrônica móvel da Telcel no México, ultrapassou a marca de 500 mil usuários em menos de um ano desde seu lançamento, realizado em abril passado. A solução consiste na criação de uma conta bancária simplificada que pode ser gerenciada através de mensagens de texto (SMS) e USSD através de qualquer telefone celular. O depósito e o saque são feitos em caixas eletrônicos comuns ou em pontos de recarga de celular. O serviço está disponível no México com os bancos Banamex e Inbursa. Recentemente foi lançado na Colômbia. E no futuro chegará ao Brasil em parceria com o Bradesco. Um cartão de plástico também é emitido para os usuários.

A empresa não divulga a quantidade de transações realizadas, nem o tíquete médio. Mas informa a participação de cada tipo de transação: 24% são consultas de saldo; 21%, recargas de celular; 12%, saques; 12%, transferências; 10% depósitos; 8%, pagamentos com cartão de plástico; 13%, outros.

Interoperabilidade

Para Marco Quatorze, diretor de serviços de valor adicionado e roaming internacional do grupo América Móvil, a interoperabilidade dos serviços financeiros móveis entre as teles é fundamental para o seu sucesso. "Mas primeiro cada operadora precisa lançar o seu", lembrou.

Questionado se a popularização dos smartphones poderia atrapalhar um serviço via SMS, Quatorze respondeu que não. "Mesmo com smartphones a US$ 99, a penetração desses devices em países emergentes ainda será baixa", afirmou. Por isso, ele entende ser fundamental existirem canais alternativos que funcionem em qualquer celular, como SMS, USSD e IVR. Quatorze participou nesta quinta-feira, 28, de painel sobre m-wallet no Mobile World Congress (MWC) em Barcelona.