O Telegram segue aumentando rapidamente a sua base instalada no Brasil, indica a nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel. O app estava instalado em 13% dos smartphones de internautas brasileiros em janeiro de 2019. Passou para 19% em agosto do ano passado. E agora está em 27%. Ou seja, pouco mais que dobrou em um ano. Uma possível explicação é a grande exposição de mídia espontânea que o aplicativo teve no ano passado, em razão do escândalo envolvendo o hackeamento de contas de figuras públicas.

Todavia, essa ascensão do Telegram talvez seja um voo de galinha. Em outras palavras: talvez não dure muito tempo. A proporção dos seus usuários que abrem o app todo dia ou quase todo o dia caiu de 61% para 53% em seis meses. E aquela dos que não abrem o app nunca ou quase nunca passou de 13% para 16%.

Além disso, em seis meses, foram registradas quedas no uso de todas as funcionalidades ou formas de comunicação do Telegram medidas pela pesquisa, desde troca de mensagens de texto, de imagens, de vídeos, de áudios e de emojis, até chamadas de voz.

Apesar do crescimento em base instalada, o Telegram ainda está longe dos demais apps de mensageria analisados pela pesquisa. O WhatsApp está presente em 99% dos smartphones brasileiros; o Facebook Messenger, em 78%; e o Instagram, em 76%.

Metodologia

Nesta edição da pesquisa foram entrevistados 2.072 brasileiros com mais de 16 anos de idade, que acessam a Internet e possuem celular, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas on-line entre 15 e 20 de janeiro de 2020. A pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e grau de confiança de 95%. O relatório integral pode ser baixado de graça neste link.