O WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones brasileiros. É o que revela a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no Brasil. Trata-se do maior percentual já registrado pelo aplicativo em cinco anos dessa pesquisa. Para efeito de comparação, dois anos atrás o percentual era de 96%. E vale destacar que a maioria da base de usuários do WhatsApp utiliza o app diariamente. Para ser mais exato, 93% declaram que abrem o aplicativo todo dia e 5%, “quase todos os dias”, informa a pesquisa.

Com isso, o WhatsApp está pavimentando seu caminho para se tornar um super-app no Brasil. Vale lembrar que em agosto de 2018 ele abriu sua API para que grandes empresas pudessem utilizá-lo como canal na comunicação com os consumidores. Agora, em 2020, promete lançar um meio de pagamento integrado ao aplicativo, chamado de WhatsApp Payments.

Essa popularidade do WhatsApp atrai empresas interessadas em usá-lo como canal de comunicação e, futuramente, de vendas. Desde a abertura da API, diversas grandes marcas experimentaram usá-lo em campanhas de marketing ou como canal de suporte ao cliente. Netflix, Nestlé, Unilever, TIM, Oi, Banco do Brasil são apenas algumas cujas iniciativas foram noticiadas no Mobile Time. Consequentemente, o brasileiro se acostuma cada vez mais a falar com empresas através desse mensageiro. Em apenas seis meses, subiu de 69% para 76% a proporção de usuários de WhatsApp no Brasil que se comunicam com marcas nesse canal. No mesmo intervalo de tempo, passou de 60% para 65% a proporção de usuários do WhatsApp que consideram adequado usá-lo para receber suporte técnico de marcas, e de 51% para 54% aqueles que gostariam de comprar produtos pelo mensageiro.

O contato mais próximo com marcas no WhatsApp faz crescer o interesse do brasileiro em usá-lo para pagamentos. Em seis meses, aumentou de 56% para 61% a proporção de usuários do WhatsApp que desejam essa funcionalidade. E quase a metade destes, ou 47%, gostaria de criar uma conta bancária digital no próprio WhatsApp em vez de associar seu cartão de crédito ou uma conta bancária tradicional ao aplicativo.

Metodologia

Nesta edição da pesquisa foram entrevistados 2.072 brasileiros com mais de 16 anos de idade, que acessam a Internet e possuem celular, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas on-line entre 15 e 20 de janeiro de 2020. A pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e grau de confiança de 95%. O relatório integral pode ser baixado de graça neste link.