Evento anual para desenvolvedores do Facebook, F8 foi cancelado nesta sexta-feira, 28

Depois do cancelamento do Mobile World Congress 2020, e de reduzir produções em fábricas ao redor do mundo, o novo coronavírus (Covid-19) segue impactando o mundo da tecnologia, principalmente as grandes companhias como Google, Facebook e Amazon, além de empresas de jogos.

F8 e outros congressos

Nesta sexta-feira, 28, o Facebook anunciou o cancelamento do seu evento para programadores, o F8, que estava marcado para os dias 5 e 6 de maio em San Jose, Califórnia. Em nota publicada no site do evento, Konstantinos Papamiltiadis, diretor de plataformas e programas para desenvolvedores do Facebook, disse que foi uma “decisão dura”, mas necessária para priorizar a saúde e o bem-estar dos desenvolvedores. No lugar do F8, o Facebook planeja criar uma série de eventos locais com os profissionais.

Além do cancelamento da F8, a comunidade de tecnologia pode ter outros congressos cancelados nos próximos dias. Os mais notórios são a WWDC da Apple – que historicamente acontece em junho, mas ainda não tem data confirmada – e o Google I/O, agendado para 12 e 14 maio.

GDC

Mas a conferência que está sofrendo com uma série de cancelamentos, tal como aconteceu com o MWC, é a Game Developer Conference (GDC). As empresas Unity, Microsoft e Unreal anunciaram que não vão participar da GDC, que acontece entre os dias 16 e 20 de março em São Francisco, Califórnia. Corrobora para um possível cancelamento da conferência o fato de que a prefeita da cidade, London Breed, declarou estado de emergência em decorrência do Covid-19, embora a cidade ainda não tenha nenhum caso de vítima infectada com o vírus.

Empresas

Nos impactos operacionais das empresas, Google confirmou ao site Business Insider que um funcionário de sua operação em Zurique, Suíça, contraiu a doença. Com isso, a companhia pediu para que os seus funcionários evitem viajar para Irã, Itália, Japão e Coreia do Sul, além de manter fechados seus escritórios na China. E a Amazon confirmou para o NY Times que nenhum funcionário ou equipe viajará até meados de abril, inclusive dentro dos Estados Unidos.

Por sua vez, o CEO da Apple, Tim Cook, buscou tranquilizar o mercado. Em entrevista ao canal Fox Business nesta sexta-feira, o executivo disse que a situação com o novo coronavírus é uma “condição temporária”, mas não tem um posicionamento se a doença trará impactos aos resultados financeiros do próximo trimestre. Cook afirmou ainda que a cadeia de suprimentos não deve sofrer grandes mudanças neste momento, mas pequenos ajustes serão feitos eventualmente, uma vez que sua produção é global.