Chipset Snapdragon 865

A Qualcomm confirmou nesta semana que 14 fabricantes usarão a plataforma móvel Snapdragon 865 em seus principais smartphones para 2020. ASUS, Black Shark, Fujitsu, iQOO, Lenovo, Nubia, OPPO, realme, Redmi, Samsung, Sharp, Sony, vivo, Xiaomi e ZTE, estão entre as empresas que lançarão os handsets.

Dessas OEMs, os seguintes smartphones estão confirmados com o chipset:

Handsets
    Black Shark 3
    FCNT arrows 5G
    iQOO 3
    Legion Gaming Phone
    Nubia Red Magic 5G
    OPPO Find X2
    realme X50 Pro
    Redmi K30 Pro
    ROG Phone 3
    Samsung Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra
    Sharp AQUOS R5G
    Sony Xperia 1 II
    vivo APEX 2020 Concept Phone
    Xiaomi Mi 10 e Mi 10 Pro
    ZenFone 7
    ZTE Axon 10s Pro

A família do Galaxy S20 é a única que não traz o Qualcomm Fast Connect 6800, um subsistema de conectividade móvel usado para conectar o celular com mais velocidade ao Wi-Fi 6 e equipamentos Bluetooth. Inclusive, a tecnologia do Fast Connect foi usada para um teste de transmissão de dados over-the-air (OTA) em equipamentos de Wi-Fi 6 da Qualcomm em uma faixa de espectro de 6 GHz.

Desde o seu lançamento em dezembro de 2019, a Qualcomm teve mais de 70 designs com o processador Snapdragon 865, o substituto do 855 e a segunda geração de chipsets com modem 5G. Em sua história, os Snapdragons da série 8 tiveram mais de 1.750 designs.

5G

As informações apresentadas pela Qualcomm ganhariam palco na MWC 2020, mas o evento foi cancelado às pressas devido a expansão do novo coronavírus. Em seu lugar, a companhia mostrou as novidades a partir de sua sede em San Diego, na Califórnia.

Entre as novidades, a fornecedora norte-americana confirmou mais empresas usando sua tecnologia Qualcomm 5G RAN, uma plataforma para levar infraestrutura de rede para ondas milimétricas e rede virtuais RAN (vRAN) em ambientes abertos e fechados, de forma escalável. Airspan, Altiostar, Baicells, Corning, Radisys, Rakuten Mobile, Samsung, Sercomm, Small Cell Forum, T&W e Verizon são algumas das companhias que adotaram a tecnologia da Qualcomm em suas redes.

Ainda em 5G, a fornecedora firmou parcerias com operadoras para avançar na adoção de notebooks com a quinta geração de chips habilitados para o 5G. Na parceria, as seguintes companhias de telefonia móvel darão apoio à tecnologia para PCs a partir desse ano. São elas:

Ásia e Oceania Europa, Oriente Médio e África América do Norte
China Mobile EE Verizon
China Telecom Swisscom Sprint
China Unicom Telefónica
KDDI Corporation TIM
Rakuten Mobile Transatel
KT
LG Uplus
SK Telecom
SoftBank
Telstra

Realidade estendida

A Qualcomm também apresentou um design de referência – não é um produto, apenas um referencial – de um óculos de realidade estendida (XR). Batizado de Snapdragon XR2 5G, o headset é destinado para levar realidades virtual, aumentada e mista para empresas e consumidores ainda em 2020. Feito com tecnologias de Atraxa, Tobii e NDI, o XR2 5G tem sete câmeras para captar movimentos e gestos; conexão 5G; suporte a vídeos em 8K; e reconhecimento de contexto por voz para aceitar assistentes virtuais.