A Apple informou nesta sexta-feira, 14, que a operação de uma de suas setes lojas de rua em Xangai, China, será reaberta no próximo sábado, 15. O funcionamento dessa Apple Store será em regime parcial, ou seja, a loja terá horário de atuação reduzido, informou a Reuters.

Além da loja de Xangai, outras unidades de varejo da Apple estão sendo reabertas nesta sexta-feira em Pequim, conforme informou a fabricante de iPhones e iPads na última quinta-feira, 13.

A notícia surge em um momento de busca da normalidade na economia chinesa, após a proliferação do novo coronavírus no país. Desde o começo da crise, em 31 de dezembro de 2019, o vírus matou 1.381 pessoas e tem, até o momento, 63.932 mil casos confirmados apenas na China, segundo a OMS. Como resultado, o governo ampliou o feriado do Ano Novo Chinês e ordenou o fechamento de fábricas.

Fora da China, o novo coronavírus já chegou a 24 países. Mas o seu principal impacto tem sido na economia, uma vez que a região da província de Hubei, a mais atingida pela doença, responde por 25% da produção mundial de insumos de tecnologia. Com a paralisação das fábricas na região, as empresas estão encontrando dificuldade para atender suas cadeias de suprimentos, inclusive no Brasil.

Na indústria móvel, o maior prejuízo foi para a GSMA, organizadora do Mobile World Congress. A associação não fará a edição em Barcelona de 2020 do MWC, pois várias empresas cancelaram suas presenças no evento com receio da proliferação do novo coronavírus.