[Ataualizado às 22h15 do dia 28/02/2024 com explicações adicionais sobre o Toincoin] O CEO do Telegram (Android, iOS), Pavel Durov, afirmou nesta quarta-feira, 28, que a plataforma vai começar a remunerar todos os proprietários dos canais de transmissão a partir do próximo mês de março. A mudança ocorre por meio da plataforma de gestão e publicação de anúncios, o Telegram Ads, que será disponibilizada para todos os donos de canais.

Por meio da ferramenta, os canais poderão veicular publicidade para seus seguidores. O pagamento será feito em Toincoins, a criptomoeda oficial para transações dentro do Telegram. Até então, o Telegram Ads estava disponível apenas para 10% dos canais de broadcast do app de mensageria.

“Isso cria um ciclo virtuoso com os criadores de conteúdo podendo sacar as Toincoins ou usar (esse ativo digital) para reinvestir, promover ou melhorar seus canais”, escreveu Durov, em seu canal no Telegram nesta quarta-feira. O executivo afirmou ainda que os canais de broadcast geram 1 trilhão de visualizações por mês no app de mensageria.

Análise

O Telegram adianta um longo movimento esperado pela indústria de mídia com o WhatsApp, a monetização por publicidade direta na plataforma. A Meta tem avançado bem com modelos mais indiretos, como o click to WhatsApp – que puxa os usuários do Facebook e Instagram para conversar com marcas no mensageiro.

Portanto, a Meta ainda não tem uma exposição de peças de publicidade direta em canais do WhatsApp.

O CEO do Telegram preferiu desenvolver todo um ecossistema robusto, antes de avançar em publicidade, em especial com duas ações:

Números

O Telegram começou 2024 com 5 milhões de assinantes do Telegram Premium. Em agosto de 2023, a companhia informou que tinha 800 milhões de usuários ativos. Todo esse arcabouço financeiro ajuda a custear os servidores do app que estariam da ordem de US$ 100 milhões mensais, como informado em 2022.

Por sua vez, a Meta tem 500 milhões de usuários ativos por mês em canais. No todo, a companhia de Mark Zuckerberg tem 3,1 bilhões de pessoas que usam algum de seus apps diariamente. Esse volume de usuários contribuiu diretamente para a receita de US$ 113,5 bilhões apenas com publicidade na empresa. O que não aceleraria a vontade da Meta de monetizar com o WhatsApp.

Mas, durante a reunião de divulgação do relatório financeiro de 2023, a CFO da Meta, Susan Lee, afirmou que espera apresentar maneiras de facilitar a compra de anúncios em mensageria durante 2024.

Imagem principal: Pavel Durov, CEO do Telegram (Crédito: TechCrunch Disrupt)