A Meta terminou o ano de 2023 com um lucro de US$ 39 bilhões, um aumento de 74% ante US$ 22 bilhões de um ano antes. O lucro operacional foi de US$ 47 bilhões, incremento de 62% contra US$ 29 bilhões em 2022. E a receita da companhia foi de US$ 135 bilhões, crescimento de 15% contra US$ 117 bilhões.

Susan Lee, CFO da Meta, credita o aumento da receita ao momento da oferta de publicidade da companhia, em especial no segmento de varejo online e gaming, além de produtos de consumo (CPG), entretenimento e mídia.

Em especial, Lee sustenta que o aumento foi guiado por comerciantes da China procurando alcançar usuários em outros mercados fora de seu território. Dito isso, a receita da China representou 10% do total da Meta em 2023 e contribuiu para 5 pontos percentuais de aumento da receita global de publicidade.

Negócios

Por área de negócio, a receita de publicidade teve um aumento de 16%, de US$ 113,5 bilhões para US$ 131,5 bilhões. E as outras receitas dentro da família chegaram a US$ 1 bilhão, alta de 25% contra US$ 800 milhões de um ano antes. Juntando os dois, o faturamento da Família de Apps da Meta (Facebook, Instagram, Threads, WhatsApp e Messenger) cresceu 16%, de US$ 114 bilhões para US$ 133 bilhões.

Por sua vez, a outra divisão de negócios da Meta, o Reality Labs (dispositivos como Quest e RayBan), registrou queda de 10% na receita, de US$ 2,1 bilhões para US$ 1,9 bilhão. Porém, Mark Zuckerberg, CEO da holding, afirmou que essa divisão obteve pela primeira vez seu primeiro US$ 1 bilhão no quarto trimestre de 2023, devido às fortes vendas de equipamentos de realidade virtual e aumentada no final do ano.

Em lucro operacional, a Família de Apps cresceu 48%, de US$ 42,5 bilhões para US$ 63 bilhões. E o Reality Labs aumentou o seu prejuízo de US$ 13 bilhões para US$ 16 bilhões na comparação ano a ano, em um movimento puxado pelo aumento de gastos em pesquisa e desenvolvimento, além de uma série de demissões na área.

Mudanças

Lee confirmou ainda que a Meta está fazendo uma mudança na apresentação dos dados mais focado em família. Com isso, a companhia não informará mais dados de acessos diários e mensais no Facebook. Em seu lugar, a Meta mostrará mudanças ano a ano em impressões e preço médio do anúncio por região.

A CFO disse ainda que continuará reportando a quantidade de pessoas ativas por família.