O presidente da Apple, Tim Cook, criticou a posição do Facebook de monetizar com a venda dos dados de seus usuários. Em entrevista ao Recode e MSNBC nesta quarta-feira, 28, Cook defendeu que detalhes de perfis individuais não deveriam existir em plataformas baseadas na Internet.

“Nós poderíamos fazer uma tonelada de dinheiro se monetizássemos a partir de nossos clientes. Se nossos clientes fossem nosso produto. Nós escolhemos não fazer isso. Privacidade para nós é um direito humano, uma liberdade civil”, disse o CEO da fabricante de iPhone e iPads.

Durante a entrevista, Cook defendeu que já passou da hora de regular o Facebook e plataformas similares. O comentário do CEO da Apple surge diante da avalanche de críticas que a rede social e seu CEO, Mark Zuckerberg receberam pelo uso dos dados de 50 milhões de pessoas pela Cambridge Analytica em prol do então candidato Donald Trump.

Nota-se que o presidente da Apple é o primeiro grande nome da indústria de tecnologia a tecer críticas, abertamente, ao Facebook e suas políticas de negócios. Contudo, a briga de Tim Cook pela liberdade civil e direito à privacidade de seus usuários não vem de hoje. No passado, Cook entrou em disputa com o FBI e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos para não quebrar a criptografia de iPhones usados por terroristas.

Vale lembrar que Mark Zuckerberg deve aparecer em audiência no Congresso dos EUA para esclarecer sua política de privacidade de dados e o papel da companhia no escândalo eleitoral da Cambridge Analytica.