A Kaspersky identificou duas novas fraudes de cibercriminosos por meio do WhatsApp, uma referente à greve de caminhoneiros e a outra com a seleção brasileira, às vésperas da Copa 2018 na Rússia.

No caso da paralisação da classe, os criminosos oferecem uma lista de postos BR que receberiam combustíveis nesta segunda-feira, 28. Em seu perfil no Twitter, o analista de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini, ressaltou que mais de 60 mil pessoas clicaram no golpe nas primeiras horas desta segunda-feira, 28.

Também enviada por WhatsApp, a mensagem possui link que supostamente mostraria a lista de postos. No entanto, ao clicar na pesquisa por cidades, o internauta é direcionado para uma sucessão de redirecionamentos que resultam em um site com serviços premium, instalação de apps legítimos ou diversas publicidades que dão lucro aos hackers.

Na outra fraude, os hackers dizem que, se uma pessoa encaminhar uma corrente para 30 pessoas, ganhará uma camisa oficial do time brasileiro. A mensagem está toda em português e com layout em verde e amarelo.

Após endereçar o texto falso para os 30 contatos – na verdade, ao encaminhar para três usuários o golpe já é liberado –, há duas ramificações: a vítima que possui iPhone é encaminhada para instalar apps legítimos que dão ganhos financeiros ao hacker; e se o usuário possuir um smartphone Android, a instalação de um app malicioso é oferecida.