A Telefónica Tech, holding de negócios digitais da Telefónica, e a IBM anunciaram o lançamento de duas soluções para empresas: a primeira envolve um assistente virtual (com inteligência artificial); e a segunda, uma plataforma blockchain para o gerenciamento de ativos empresariais. A ideia é acelerar os serviços de atendimento ao cliente das companhias e entidades públicas e inseri-los na transformação digital.

Uma equipe de IBM Global Business Services (GBS) treinou e implementou a solução utilizando o IBM Watson Assistant e está disponível na Cloud Garden da Telefónica Tech, uma plataforma de nuvem híbrida que usa Red Hat OpenShift. As empresas agora podem dispor de um serviço de atendimento ao cliente 24×7, adaptável aos diversos casos de uso e pode ser integrado com segurança em um ambiente omnicanal.

A solução de Telefónica Tech e IBM está baseada na plataforma de contêineres como serviço do Cloud Garden. Essa arquitetura permite aos clientes obter uma maior flexibilidade na forma de construir, implementar e adaptar a solução em qualquer ambiente de nuvem ou nas instalações do cliente em função de suas necessidades e requisitos. Os clientes podem incorporar mais facilmente essas soluções e adaptá-las a suas plataformas de telecomunicações existentes.

Blockchain

Ao mesmo tempo, as empresas desenvolveram uma outra solução usando IBM Blockchain Platform, baseada em tecnologias de nuvem híbrida, com o intuito de melhorar o controle de ativos das empresas ao longo da cadeia de suprimentos. A solução adota a visibilidade da cadeia de suprimentos, de uma ponta a outra, e habilita, de forma segura, a rastreabilidade de qualquer tipo de material com um padrão aberto. A Telefónica Global Technology está utilizando primeiro a solução internamente e começará a implementá-la em seu ecossistema de gerenciamento de ativos e cadeia de suprimentos na Espanha e Alemanha, com o objetivo de estendê-la a outras operadoras do grupo.